tag:blogger.com,1999:blog-80802696306256840632024-02-19T22:48:43.453-08:00A ética na visão de Karl MarxO blog foi concebido com a finalidade de tecer algumas considerações acerca da ética vislumbrada no sistema comunista proposto por Marx; além dos mais sugere alguns textos adicionais para aqueles que se atentam aos escritos críticos acerca do marxismoÉtica marxistahttp://www.blogger.com/profile/07821751766538453318noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-8080269630625684063.post-17373346017878728002011-10-23T13:27:00.000-07:002011-11-30T04:17:59.786-08:00A Ética no marxismo<link href="file:///C:%5CDOCUME%7E1%5CADMINI%7E1%5CCONFIG%7E1%5CTemp%5Cmsohtmlclip1%5C01%5Cclip_filelist.xml" rel="File-List"></link><link href="file:///C:%5CDOCUME%7E1%5CADMINI%7E1%5CCONFIG%7E1%5CTemp%5Cmsohtmlclip1%5C01%5Cclip_themedata.thmx" rel="themeData"></link><link href="file:///C:%5CDOCUME%7E1%5CADMINI%7E1%5CCONFIG%7E1%5CTemp%5Cmsohtmlclip1%5C01%5Cclip_colorschememapping.xml" rel="colorSchemeMapping"></link><style>
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<div class="MsoNormal" style="font-family: "Trebuchet MS",sans-serif; margin: 0cm -0.05pt 10pt -1cm;"><div style="color: red; font-family: Georgia,"Times New Roman",serif;"><span style="font-size: small; line-height: 115%;">INTRODUÇÃO</span></div><span style="font-size: small; line-height: 115%;">Pensar a ética aos moldes marxistas é refletir sobre a história do homem (o processo de humanização) e como nascem as relações sociais. O homem é um ser natural que se encontra na natureza assim como os demais animais, todavia ele possui um atributo que lhe dá o controle de suas ações, a razão. Através da razão e orientado pelas suas necessidades e potencialidades, o homem passa a se apropriar dos recursos disponíveis ao mesmo tempo em que transforma o mundo em sua volta. Logo ele supera a natureza objetiva e nesse processo transforma a si mesmo, passando então a ser outro, diferente do que era antes de interagir com a natureza.</span><br />
<br />
<span style="font-size: small; line-height: 115%;"><span style="color: red; font-family: Georgia,"Times New Roman",serif;">O PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO DO SER HUMANO </span></span></div><div class="MsoNormal" style="font-family: "Trebuchet MS",sans-serif; margin: 0cm -0.05pt 10pt -1cm;"><span style="font-size: 12pt; line-height: 115%;">Intrinsecamente existe a dicotomia: natureza ↔ homem.<b> </b>Essa dicotomia é mediada pelo trabalho. O trabalho é a condição de existência do homem, torna humana a natureza. A partir do trabalho realizado na natureza (reprodução material e apropriação dos bens naturais) é que nasce o homem como sujeito. Essa produção se dá com outros indivíduos, propiciando o surgimento de relações sociais. Marx trata não da relação social natural – surgida por uma profunda necessidade de contacto entre os indivíduos de uma espécie –, mas aquela que ocorre no mundo capitalista, ou seja, aquela onde os bens de produção (<b>coisas</b>) são os mediadores das relações humanas. Logo, na <u>sociedade capitalista</u>, as coisas desempenham funções sociais determinantes, ou seja, é por intermédio das coisas que as relações entre indivíduos acontecem. Para transformar a natureza e obter relações com os outros, o homem se utiliza de ferramentas e fins específicos para produzir as coisas assim como se utiliza da linguagem (sociabilidade pelo entendimento). Assim é correto afirmar que a sociabilidade é posterior ao processo de produção material; é na troca de produtos que as relações se fundamentam.</span><br />
<br />
<span style="font-size: 12pt; line-height: 115%;"><span style="color: red; font-family: Georgia,"Times New Roman",serif;">AS COISAS COMO MEDIADORAS DAS RELAÇÕES HUMANAS</span></span></div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm -0.05pt 10pt -1cm;"><div style="font-family: "Trebuchet MS",sans-serif;"><span style="font-size: 12pt; line-height: 115%;">Logo, as próprias coisas ganham contornos especiais por servirem de condição de troca; as relações entre as pessoas são sempre guiadas pela obtenção de algo material, sendo que esse produto possui um valor especifico que garante sua relevância. O valor é estabelecido pelo status que os produtos têm na sociedade. A alienação do homem surge nesse momento, quando aquele não vê mais o produto como algo que ele mesmo criou e sim pelo valor que o envolve. Os produtos são a base das relações socias e por isso são tão valorizados pela comunidade em geral; o valor que eles ganham (talvez pela estética de sua composição ou pseudo utilidade) são determinados pelo mercado do consumo e não propriamente pelo indivíduo que o produz. Aí o fetichismo vai se apossando da consciência frágil do sujeito sem concepção analítica; o prazer em ter um objeto supérfluo, descartável equivale ao prazer teleológico como se, ao obeter essas coisas (mercadorias), o sujeito conquistasse sua vontade suprema, sua felicidade. </span><br />
<br />
<span style="font-size: 12pt; line-height: 115%;"><span style="color: red;">A ELABORAÇÃO DE UMA NOVA ÉTICA E DE UM NOVO SISTEMA SOCIAL</span></span><br />
<span style="font-size: 12pt; line-height: 115%;"> </span></div><div style="font-family: "Trebuchet MS",sans-serif;"><span style="font-size: 12pt; line-height: 115%;">Existe a possibilidade de contornar essa situação? Para Marx sim, ele pontua algumas necessidades práticas para tal mudança. Ei-las:</span><br />
<span style="font-size: 12pt; line-height: 115%;">· </span><span style="font-size: 12pt; line-height: 115%;">o sujeito deve assumir a dianteira nas relações e não o capital (valorização do valor);</span><br />
<span style="font-size: 12pt; line-height: 115%;">· </span><span style="font-size: 12pt; line-height: 115%;">acabar com o fetichismo (mercadoria assumindo o valor do trabalho);</span><br />
<span style="font-size: 12pt; line-height: 115%;">· </span><span style="font-size: 12pt; line-height: 115%;">a ética não pode ser exploração, apropriação da força de trabalho alheia, com a aparência de tirar-lhe apenas um momento inexpressivo do dia, mas deve ser transparente;</span><br />
<span style="font-size: 12pt; line-height: 115%;">· </span><span style="font-size: 12pt; line-height: 115%;">“tudo deve ser produzido e distribuído comunitariamente”;</span><br />
<span style="font-size: 12pt; line-height: 115%;">todos devem participar na direção que a sociedade deve tomar, já que todos saberão - na sociedade comunista - como funciona o processo de produção capitalista (o responsável pelas diferenças sociais).</span><br />
<span style="font-size: 12pt; line-height: 115%;">Em suma, embora o marxismo não seja uma doutina específica acerca da fundamentação moral, mostra outros horizontes para vislumbrar as relações humanas, voltadas para o acordo mútuo de companheirismo e solidariedade. </span></div></div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm -0.05pt 10pt -1cm;"><br />
<br />
<div style="font-family: Verdana,sans-serif;"><span style="font-size: small;">Os links que seguem não são do texto, mas servem para embasar comentários acerca da ética marxista:</span></div><a href="http://www.unicamp.br/cemarx/criticamarxista/D_SLessa.pdf">http://www.unicamp.br/cemarx/criticamarxista/D_SLessa.pdf</a><br />
<a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Marxismo_anal%C3%ADtico">http://pt.wikipedia.org/wiki/Marxismo_anal%C3%ADtico</a><br />
<a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Marxismo">http://pt.wikipedia.org/wiki/Marxismo</a><br />
<a href="http://www.humanitarismo21.com/livro/Livro-06-ModMarx-web.htm">http://www.humanitarismo21.com/livro/Livro-06-ModMarx-web.htm</a></div><span style="font-family: "Times New Roman","serif"; font-size: 12pt; line-height: 115%;"></span><br />
<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm -0.05pt 10pt -1cm;"><br />
</div>Ética marxistahttp://www.blogger.com/profile/07821751766538453318noreply@blogger.com11